17 de Dezembro de 2019

Fase V - México

A equipe do projeto que compara práticas de promoção da saúde nas Equipes da Estratégia Saúde da Família no Brasil e seus similares em outros países está no México. Fátima Sousa, Valéria Mendonça, Remédios Mendes, Elizabeth Alves e Natália Fernandes vão passar uma semana no país para realizar a pesquisa de campo.

Estudos Comparados - Campo Portugal

Entre os dias 12 a 19 de outubro, as pesquisadoras Fátima Sousa, Valéria Mendonça, Elizabeth Alves e Natália Fernandes estiveram em Portugal. A viagem faz parte do campo da pesquisa “Da política institucional aos processos do cuidar: estudos comparados sobre as práticas de promoção da saúde nas Equipes da Estratégia Saúde da Família no Brasil e seus similares no Canadá, México e Portugal”.

Capacitação Scoping

As duas últimas semanas estão agitadas para os integrantes do projeto Estudos Comparados! As coordenadoras do trabalho, professora Maria Fátima de Sousa, e outras quatro pesquisadoras – Valéria Mendonça, Elizabeth Alves, Remédios Mendes e Natália Fernandes – estão em Portugal realizando campo da pesquisa.

03 de Outubro de 2019

Entre os dias 12 a 19 de outubro de 2019 as pesquisadoras Fátima Sousa, Valéria Mendonça, Elizabeth Alves e Natália Fernandes estarão em Portugal, nas cidades de Lisboa e Caiscais para mais um campo da pesquisa “Da política institucional aos processos do cuidar: estudos comparados sobre as práticas de promoção da saúde nas Equipes da Estratégia Saúde da Família no Brasil e seus similares no Canadá, México e Portugal”.

23 de Agosto de 2019

Pesquisadoras dos Estudos Comparados realizam campo na Austrália

As pesquisadoras Andreia Drummond e Carla Targino estiveram na Austrália na primeira semana de agosto de 2018. A viagem faz parte do campo do projeto intitulado: “Da política institucional aos processos do cuidar: estudos comparados sobre as práticas de promoção da saúde na Estratégia de Saúde da Família no Brasil e seus similares na Argentina, Austrália, Costa Rica, Inglaterra, República Dominicana”, investigação da Fase IV dos Estudos Comparados, desenvolvida pelo Núcleo de Estudos em Saúde Pública (Nesp/Ceam/UnB) desde 2008.

Professoras das Universidades de Brasília e Minas Gerais realizam pesquisa na Inglaterra

As pesquisadoras dos Estudos Comparados, professoras Carla Targino, Elizabeth Alves e Andreia Drummond estiveram em Londres/ Inglaterra, entre os dias 16 a 20 de julho. A viagem faz parte do campo do projeto intitulado: “Da política institucional aos processos do cuidar: estudos comparados sobre as práticas de promoção da saúde na Estratégia de Saúde da Família no Brasil e seus similares na Argentina, Austrália, Costa Rica, Inglaterra, República Dominicana”, investigação da Fase IV dos Estudos Comparados, desenvolvida pelo Núcleo de Estudos em Saúde Pública (Nesp/Ceam/UnB) desde 2008.

Pesquisadoras dos Estudos Comparados realizam atividades de campo na República Dominicana

A coordenadora dos Estudos Comparados, Maria Fátima de Sousa, juntamente com as pesquisadoras Valéria Mendonça, Elizabeth Alves e Carla Targino, visitaram a capital da República Dominicana, Santo Domingo, entre os dias 17 e 22 de junho de 2018. As pesquisadoras conheceram três universidades locais que são escolas de saúde, sendo duas privadas e uma pública, esta, inclusive, é a 1ª universidade autônoma da América Latina.

Entende-se a Atenção Básica à Saúde como um programa específico destinado a populações e regiões pobres a quem se oferece, exclusivamente, um conjunto de tecnologias simples e de baixo custo, providas por pessoas de baixa qualificação profissional e sem a possibilidade de referência a níveis de atenção de maior densidade tecnológica.