Entre os dias 12 a 19 de outubro, as pesquisadoras Fátima Sousa, Valéria Mendonça, Elizabeth Alves e Natália Fernandes estiveram em Portugal. A viagem faz parte do campo da pesquisa “Da política institucional aos processos do cuidar: estudos comparados sobre as práticas de promoção da saúde nas Equipes da Estratégia Saúde da Família no Brasil e seus similares no Canadá, México e Portugal”.

ecportugal
 

A equipe conheceu a Administração Regional de Saúde de Lisboa e do Vale do Tejo, onde entrevistou o professor Luís Pisco. Na Universidade Nova de Lisboa, esteve na Escola Pública de Saúde e no Instituto de Higiene e Medicina Tropical. As pesquisadoras também conheceram uma Unidade de Saúde da Família em Cascais, com estrutura semelhante a das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Brasil.
Por meio de conversa com o médico de família André Biscaia, foi possível compreender a situação atual do sistema e da Atenção Básica de Saúde de Portugal. A oportunidade do campo ocasionou ainda, a participação no Seminário SNS [Serviço Nacional de Saúde]: o futuro começa hoje. Todas as visitas e entrevistas contribuíram de forma relevante com o projeto, sendo oportunas para a construção de soluções aos desafios dos serviços de saúde.

 

Por Ádria Albarado e Carolina Magalhães