Sobre o projeto
“Estudos Comparados” são um conjunto de pesquisas iniciadas em 2008 no âmbito das investigações realizadas pelo Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Ceam/ UnB. O objetivo dos estudos é analisar práticas de promoção da saúde desenvolvidas por equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), comparando casos brasileiros e estratégias similares em outros países, com o fim de assinalar caminhos para a superação de desafios na Atenção Primária.
Além do Brasil, já desenvolveu ou desenvolve investigações sobre o sistema de saúde dos seguintes países: Argentina; Austrália; Canadá; Chile; Colômbia; Costa Rica; Cuba; Espanha; Inglaterra; México; Peru; Portugal; República Dominicana e Venezuela.
Trata-se de um estudo de múltiplos casos com a adoção da metodologia comparada, um rico instrumento analítico de sistemas que auxilia na identificação de semelhanças e diferenças, bem como amplia o campo da análise e da compreensão da realidade nacional em face de outros países, especialmente no campo das políticas públicas e da gestão da educação e da saúde. Cada fase articula outras metodologias para atendimento aos objetivos específicos de cada uma delas.