O município de Florianópolis está localizado no estado de Santa Catarina, região Sul do país. E foi lá que as pesquisadoras Maria Vitória Canesin Lovato e Rafaela Forechi de Souza estiveram para conhecer a experiência premiada com o terceiro lugar da III Mostra Nacional de Saúde da Família.

sc florianopolis2

A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis contempla cinco distritos sanitários, sendo quatro localizados na Ilha e um na parte continental do município. Há conselho municipal de saúde e conselhos locais de saúde nos centros de saúde (sem poder deliberativo). Segundo entrevistados, existe também um conselho gestor, que na verdade são reuniões em que se chamam os gestores para pactuar um planejamento ascendente, são reuniões formalizadas, porém sem periodicidade definida.
Quanto às Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde (TICS), Florianópolis se destacou pela informatização do sistema, tendo todos os prontuários informatizados e compartilhados com toda a rede municipal. “Isso facilita conhecer toda a trajetória do paciente na rede, além de viabilizar a contrarreferência e facilitar o controle de retirada de medicação”, exemplificou um dos entrevistados.

sc florianopolis1 


Enquanto conversava com um dos profissionais, a equipe de pesquisa observou que ele visualizou, através do computador do consultório, que havia uma paciente a sua espera. “Verificamos que havia, além do prontuário eletrônico, um sistema informatizado de atendimento, chamado InfoSaúde, desenvolvido pela secretaria para o município”, contou uma das entrevistadoras. Também se verificou que alguns Centros de Saúde, como o Pantanal, possuem blog onde, inclusive, se disponibilizam o nome e os horários de trabalho dos profissionais, divulga-se atividades em grupo realizadas pelo centro (incluindo grupos de escuta, yoga, caminhada, etc.).

 

A implantação do apoio matricial em Florianópolis se iniciou em pontos focalizados da ilha e depois se expandiu para o município, efetivando-se em todos os centros de saúde, dando à experiência um caráter universal. Foi um esforço individual, aceito pelo serviço e incentivado pela Secretaria de Saúde do município através do apoio institucional e, posteriormente, oferecendo um curso de capacitação para os profissionais.