A coordenadora dos Estudos Comparados, Maria Fátima de Sousa, juntamente com as pesquisadoras Valéria Mendonça, Elizabeth Alves e Carla Targino, visitaram a capital da República Dominicana, Santo Domingo, entre os dias 17 e 22 de junho de 2018. As pesquisadoras conheceram três universidades locais que são escolas de saúde, sendo duas privadas e uma pública, esta, inclusive, é a 1ª universidade autônoma da América Latina.

O Presidente da “Asociación Nacional de Pró municipios Saludables”, Maireni Gautreau, recebeu a equipe, que também conheceu uma unidade de Atenção Primária à Saúde, chamada “UNAP”, além do Conselho Nacional para Tratamento de AIDS (Conavisida). Como parte do estudo, as pesquisadoras apresentaram o Sistema Único de Saúde do Brasil, o SUS, aos representantes do Seguro Nacional de Saúde da República Dominicana.
 O encontro ocorreu por meio do projeto intitulado “Da Política Institucional aos Processos do Cuidar: Estudos comparados sobre as práticas de promoção da saúde nas equipes do PSF no Brasil e seus similares em Cuba, Canadá, Espanha e México”, investigação da Fase IV dos Estudos Comparados. A pesquisa é desenvolvida pelo Núcleo de Estudos em Saúde Pública (Nesp/Ceam/UnB) desde 2008.
 A República Dominicana visa implantar um sistema público de saúde, já que hoje no país, só tem acesso aos serviços de saúde quem tem contrapartida com a previdência social. Além disso, apresenta condições epidemiológicas similares ao Brasil.

There is no image or category is unpublished or not authorized